quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Bibliotecando: Sou um banner para o seu filme

Sou um banner para o seu filme

Vou às livrarias constantemente, nem sempre para comprar, muitas vezes o que quero apenas é ver quais as novidades, pois embora acompanhe pela internet, sinto prazer em olhar os livros um a um, sentindo o peso do livro em minhas mãos, a qualidade do papel, as orelhas...
Ultimamente tenho observado inconformada a quantidade de livros cujas capas se transformaram em banners para filmes. É possível até mesmo ter uma boa ideia dos filmes que estão em cartaz (ou saíram recentemente) apenas ao entrar numa livraria e, sinceramente, às vezes me sinto tanto numa sala de espera de um cinema que quase peço para reservarem minha pipoca! Não entendam mal, amo cinema, mas acho que as editoras estão pegando pesado demais com esse tipo de marketing...
Hoje em dia não nos deixam nem margem para a imaginação. Eu pessoalmente me divirto bastante tentando mentalizar o rosto dos personagens em concordância (ou não) com as características descritas pelo autor. Com essas capas povoadas de personalidades de Hollywood lesaram até mesmo nosso direito à fantasia, desestimulando nossa imaginação!
Querem atrair os amantes do cinema para a literatura? Beleza. Acho ÓÓ-TE-MO. Mas já não bastam aquelas frases clássicas gravadas a ferro nas capas “Livro que deu origem a série tal” e “livro que inspirou o filme”? Ou, poxa vida, se não tem jeito, porque não publicam e distribuem duas versões de capas, à escolha do cliente? Desta forma, quem compra só porque é fã do filme sai ganhando e os amantes da literatura também. E daí eu não teria que me deparar com 50 rostos da Kristen Stewart* me encarando sonsamente daquelas torres-esculturas de livros que os atendentes de livraria insistem em construir.

*Saga Crepúsculo: gosto dos livros, mas detesto os filmes!

0 comentários:

Postar um comentário