domingo, 5 de janeiro de 2014

A importância da leitura para bebês



A importância da leitura para bebês

Vários especialistas afirmam que é fundamental estimular as crianças desde cedo para garantir seu interesse por livros na vida adulta. Mas este “cedo” pode ser bem mais cedo do que a maioria das pessoas imagina. Nos anos 40, a famosa escritora Tatiana Belinky perguntou ao pediatra de seu filho, então com três meses de idade, quando deveria começar a educar seu filho e obteve como resposta: “Você já está atrasada”.

Mesmo que o bebê não possa entender todo o enredo da história, a leitura em voz alta o coloca em contato com outras formas das linguagens oral e escrita, facilitando o seu desenvolvimento. Além disso, quando o estimulo à leitura começa cedo, encurta o caminho para a formação desse futuro leitor, conforme afirma Fraulein Vidigal de Paula, doutora em Psicologia Escolar: "Manuseando um livro, eles são capazes de identificar a existência da grafia e passam a estabelecer uma relação direta com a linguagem escrita".

A leitura para bebês, além de prepará-los para serem futuros leitores, atua como ótimo estímulo, acelerando o desenvolvimento do cérebro. Dentre os benefícios, podemos citar: aprendizado da comunicação básica; introdução aos números, letras, cores e formas; construção do vocabulário e estímulo da memória. O mais importante, contundo, é que incentiva a conexão emocional criando um elo entre os pais e os filhos. E os livros, sua voz, seu carinho e o seu colo, demonstrarão o quanto a leitura é importante.

Para quem se interessou, mas precisa de um incentivo, pode começar conhecendo os vários projetos voltados à leitura para bebês na cidade de São Paulo como, por exemplo, o projeto Bebelê, da Biblioteca de São Paulo. O Bebelê faz parte do programa permanente da biblioteca e ocorre aos sábados, das 15h às 15h45, no piso térreo. É um programa de iniciação e estímulo às potências cognitivas de crianças em fase pré-escolar, com idades entre seis meses e três anos, por meio de experiências lúdicas com livros. 

As inscrições podem ser feitas por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30).
Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana (ao lado da Estação Carandiru do Metrô). Tel.: 11 2089 0800








2 comentários:

Evy disse...

Com toda a certeza eu vou ler muito para o meu bebê!
Vc sabe se tem algum tipo de leitura específico?

Bjs

Cíntia Mendes disse...

Principalmente as histórias mais cadenciadas, Evy... vou ver se encontro algo específico e te falo! Bjs

Postar um comentário