domingo, 2 de fevereiro de 2014

Redes Sociais para leitores



Redes Sociais para Leitores

As redes sociais para leitores têm por objetivos unir os amantes da leitura, promover a interação entre pessoas com gostos literários parecidos, além de “organizar” a vida literária dos bookaholics. Esta simples - mas eficaz - proposta vem contribuindo para a propagação do amor a leitura, e até mesmo atuando como ferramenta de formação de leitores em algumas escolas.

A maior rede social para leitores do mundo é a americana Goodreads, criada em dezembro de 2006 por Otis e Elizabeth Chandler. Conta atualmente com mais de 20 milhões de membros e, por enquanto, só está disponível em língua inglesa. 

No Brasil, embora sejam poucas, já temos algumas ótimas opções em Redes Sociais para leitores, como: Orelha de Livro, O Marca Páginas e Skoob, sendo este último a rede de maior sucesso atualmente.  Além disso, existe a Library Thing, que não é brasileira, mas possui versão em português.

Lançada em janeiro de 2009 pelos cariocas Viviane Lordello e Lindenberg Moreira, o Skoob é a primeira rede social do gênero no país e reinou sozinha por muito tempo, tendo crescido apenas com o boca a boca.
Skoob significa Books (livros, em inglês) ao contrário e é bastante fácil de usar. Basta fazer um cadastro simples (tornando-se um skoober) e começar a diversão, cadastrando os livros que já leu, está lendo ou pretende ler. Além disso, é uma rede colaborativa, uma vez que, caso não encontre o livro ou autor desejado, o próprio usuário pode cadastrá-lo.

Outro ponto importante, e que vem sendo utilizado como ferramenta pedagógica em algumas escolas, é a função “Resenhas”. O usuário, além de avaliar o livro que leu, pode deixar a sua resenha, indicando ou não o livro para leitura de outros usuários. 

Em sua “estante virtual”, os leitores podem marcar quais livros são seus preferidos, quais deseja ganhar, além de adicionar notas durante a leitura, criando um “histórico”. Como existe a função “Abandonei”, é também um ótimo guia para indicar se determinado livro é bom ou, pelo menos, fácil de ler. 

Para os desapegados, há a possibilidade de “troca”. O usuário escolhe quais livros de sua estante gostaria de trocar e, caso coincida com o os livros desejados por alguém, combinam entre si como será efetuada a troca. 

O Skoob serve também como estímulo a leitura, pois além de um Paginômetro (Contador automático de quantas páginas o leitor já leu em sua vida) possui a função “Meta de leitura”, onde o usuário cadastra quais livros pretende ler no ano. Conforme as leituras vão sendo concluídas, o marcador mostra a porcentagem que já foi cumprida da meta, além da velocidade média de páginas lidas por dia. 

Independente de qual rede social de leitores seja utilizada, o importante mesmo é usufruir dessa ferramenta útil e divertida, que auxilia os amantes dos livros e ainda ajuda a propagar essa paixão para um público maior.

Fonte: http://www.goodreads.com
           http://www.skoob.com.br
           http://www.omarcapaginas.com.br
           http://www.orelhadelivro.com.br
           http://www.librarything.com/




3 comentários:

Evy disse...

Amo o Skoob!!!

natalia pereira disse...

gostei muito do Orelha de livro

Cíntia Mendes disse...

Oi, Natália! Cheguei a fazer cadastro no Orelha de Livro, mas como eu já tenho o Skoob, quase não usava e resolvi cancelar. Se não acabo ficando louca com tantas redes sociais...rs! Bjks

Postar um comentário