Páginas

terça-feira, 4 de março de 2014

Bibliotecando: Estante para livros feita de Caixotes de Feira



Há alguns dias achei dois caixotes de feira e ganhei mais um de uma amiga, então pensei em colocar em prática finalmente uma vontade que tenho há muito tempo: fazer minha própria estante para livros com caixotes de feira. Colhi informações na internet e com amigas que já haviam se aventurado no caminho do artesanato, comprei os itens necessários e coloquei mãos à obra! E, melhor, fiz do meu Carnaval um Carnaval produtivo! Tirei fotos do passo-a-passo, caso alguém esteja interessado em aprontar algo parecido em casa!

Eu utilizei:

600 ml de Tinta Látex PVA Branca 
300 ml de Tinta Látex PVA Vinho
06 lixas nº 100
01 rolo de Contact Petit Poa Violeta (2m x 450mm)
01 Trincha de duas polegadas
Fita Dupla Face Fixa Forte
03 caixotes de feira (do tipo reforçados)

Passo a passo: 

1º Dia de trabalho, 01 de março: Lixar. 

A primeira coisa a fazer é lixar. Eu não pretendia lixar muito, porque queria manter o ar rústico que os caixotes de feira tem, mas tive sérios problemas com os caixotes que eu utilizei - vou explicar depois - e, por isso, tive que lixar muito! Haja braço, colega! 

Esse primeiro caixote que eu comecei a lixar era o que mais estava me preocupando, devido a quantidade de mofo que, em hipótese alguma eu poderia deixar encostar nos meus livros queridos. Foi o que eu mais prestei a atenção enquanto lixava. Fiquei das 12h30 às 13h30 nele. 
1º caixote: Sr. Mofo
O segundo caixote era o que estava mais limpinho, que foi o que minha amiga Susana me doou. Quando fui lixar, notei que havia uma parte na madeira que estava mais fraca, quebradiça, parecia meio podre. Então preferi quebrar esse aspecto da madeira e lixar bastante em cima, para não arriscar surpresas desagradáveis depois. Gastei pouco tempo nele: Das 13h50 às 14h37. 
2º caixote: Madeira podre
O terceiro caixote parecia não ter muitos problemas, apenas alguns rabiscos de caneta, uma pixação e alguns respingos de cimento, mas deu muito trabalho! Tinha tanta farpa neste caixote que o bichinho estava até peludo, parecia o Tony Ramos...Fiquei das 14h55 às 15h50 "aparando os pelos". 
3º Caixote: Tony Ramos
Depois de lixados, eu coloquei os caixotes para arejar e tomar um sol e só voltei a trabalhar com eles no dia seguinte. Eles ficaram assim:

Caixotes Lixados

É importante observar alguns cuidados nessa fase, principalmente para quem tem rinite alérgica como eu: cubra bem o nariz e a boca com um pano ou uma máscara apropriada, mesmo que os seus caixotes não estejam com mofo, pois a poeira que levanta dos caixotes faz um estrago danado no sistema respiratório. 
Outra coisa, não seja apressado, tome cuidado. Como eu sou um pouco desastrada e ansiosa, acabei me machucando com as farpas. Não foi nada grave, lógico, mas como eu tinha que continuar trabalhando, tive que higienizar e cobrir para não entrar poeira no ferimento, o que me atrasou mais...




2º Dia de trabalho, 02 de março: Pintar com a base branca. 

Para qualquer pintura que você venha a fazer é bacana observar a importância de sempre preparar a superfície com uma base branca, que esconda as imperfeições e deixe a pintura colorida mais uniforme. Utilizei duas mãos, principalmente porque após passar a primeira mão de branco, notei que algumas manchas persistiam. Fiquei das 11h20 às 13h40 passando a primeira mão. Olha como ficaram após essa primeira investida:

Na segunda mão de branco eu já estava ficando desesperada com as manchas, mas daí lembrei que a cor que eu passaria a seguir era escura e que, portanto, cobriria de qualquer jeito as benditas manchas. Nessa segunda investida levei menos tempo: Das 14h10 às 15h05. Notem que eu não esperei muito tempo entre a primeira mão e a segunda, porque seca muito rápido! Claro que a camada que eu passei não era muito grossa, porque - conforme fui instruída - a gente deve puxar o pincel como se estivesse o limpando na madeira, no caso dessa base branca. E deu certo, ficou ótimo:



3º Dia de trabalho, 03 de março: Pintura final e acabamento com Contact e Fita Dupla face. 

Pintura final...
Comecei a pintura final meio decepcionada, porque a cor da tinta era meio diferente do que eu havia previsto, mas quando secou, não ficou tãããoo diferente assim e eu acabei me apaixonando pela cor! Eu havia imaginado que precisaria dar duas mãos de tinta novamente, mas pintei tão bem pintadinho e a cor já estava tão mais escura do que eu previ que optei por não pintar a segunda mão. Foi uma ótima opção, porque além de ter demorado menos para acabar e economizado tinta para eventuais trabalhos futuros, acertei a cor em cheio! Quando secou ficou assim:


Ah! Notem que a pintura de dentro está meio "estilizada"...rs...Eu não sabia muito bem o que fazer dentro, mas não queria deixar escuro como do lado de fora e não fazia ideia de como utilizaria o contact colorido que eu havia comprado, então fiz mais ou menos o mesmo truque que usei para fazer a base: Coloquei bem pouca tinta e fui puxando como se estivesse limpando o pincel. Como o caixote ainda possuía ranhuras, ficou desse jeito aí que está na foto. Esse processo foi até rápido, iniciei a pintura às 11h e terminei às 13h17.  

Acabamento com Contact e Fita Dupla face...
Mas ainda não havia acabado, porque eu precisava encaixar os caixotes em formato de estante de acordo com a anatomia de cada um e observar se iriam balançar e aguentar meus livros. Depois, fixá-los com Fita Dupla Face do tipo "fixa forte"... E não é que elas fixaram mesmo? 
Cortei o Contact Colorido do tamanho exato para cada prateleira e decidi que colocaria só na parte de baixo, para proteger meus livros quando eu fosse puxá-los das prateleiras. Para quem nunca trabalhou com Contact, sugiro fazer com uma régua para evitar as bolhas de ar e deixar bem lisinho. O importante é não tentar colar todo o Contact de uma vez, tem que ter paciência e fazer de pouquinho em pouquinho. Fiz bem rapidinho, em menos de uma hora ficou assim: 



Para deixar a estante mais simpática e, como sobrou Contact, resolvi incrementar com uns detalhes do lado. Desenhei umas borboletinhas no Contact Colorido e colei nas laterais da estante, como vocês podem ver:



Depois, foi só me divertir organizando meus livros na estante, que ficou linda...


E ainda sobrou espaço, o que me faz pensar: Devo ou não comprar mais livros...rs?


8 comentários:

Evy disse...

Amiga, ficou perfeita!!!
Além de linda e inteligente, você é muito talentosa!!!
Parabéns!!!
Bjs

Cíntia Mendes disse...

Ah, mas nem precisou de muito talento não...rs...Foi demorado, mas foi fácil! Mas obrigada!

crislaine barboza eduardo disse...

Ficou uma graça mesmo!!! Parabéns pelo excelente trabalho!! beijosss

Aline Mila disse...

Adoreiiii, ficou muito linda!
Parabéns pelo trabalho!
Bjs...

Anônimo disse...

Ficaram lindas! Estou voltando a ler por prazer...fiquei um tempo apenas com as leituras da facu, me tomavam todo o tempo. Qualquer dia te mostro meu armário de livros, tem DVDs e outras coisas mas o espaço p/ livros é maior :P.
Bjos, saudades!

Barbara Bruna*

Cíntia Mendes disse...

Obaaa! Obrigada pessoal! Bruna, libera o armário de livros aí, vai! Tô curiosa e também não posso me esquecer que você foi supergenerosa comigo me emprestando os cinco primeiros volumes de Harry Potter, nunca fiquei tão feliz com uma leitura! Passava a madrugada lendo!

raissa silva disse...

Tô aqui de boa procurando um jeito de fazer uma estante com caixotes, quando entro nessa página e encontrou alguém q fez e ainda tem os mesmos livros q eu! Me identifiquei total! kkkkkkk ficou Show!

Cíntia Mendes disse...

KKKKKKK Raíssa, que legal! E do dia que eu fiz para cá minha estante já aumentou muito! Não cabe mais nadinha! Espero ter ajudado de alguma forma! Bjs

Postar um comentário