domingo, 4 de maio de 2014

Resenha Sombra

Título: Sombra
Autora: Suzy Lee
Editora: Cosac Naify

Este livro é indicado para quem:
- Gosta de livro-imagem;
- Tem imaginação;
- Aprecia a arte da ilustração.

Resumo:

Uma garotinha brinca com as sombras em sua casa. Os diversos objetos ajudam a montar cenas imaginárias de aventuras, que só terminam quando a hora do jantar chega. 

Resenha:

Sombra é o terceiro livro da trilogia de livros-imagem de Suzy Lee, composta por Onda, de 2008, e Espelho, de 2009. 
A autora e ilustradora sul-coreana brinca com os limites entre a luz e as sombras, por meio de uma garotinha que brinca com as sombras dos objetos de sua casa. 
Sozinha, a garota vai criando animais com o próprio corpo ou com outros objetos. É interessante perceber que a personagem está tão absorta em sua brincadeira que até esquece a maçã que está comendo inicialmente e só volta a tocá-la para introduzi-la na brincadeira. 
A garota brinca até com os seus próprios medos: um monstro ou lobo mal. E através dessa brincadeira consegue enfrentá-los e sublimá-los - na imagem de um lobo assustado que é consolado por ela. 
A menina se imagina na floresta como uma princesa vivendo aventuras, na maioria das vezes com animais ou dançando como uma bailarina. E assim a garotinha vai descobrindo e aceitando como parte de si mesma tanto os seus sonhos/desejos infantis como seus temores. 
Quando é chamada para jantar - ou, chamada à realidade, ao cotidiano - a garotinha está satisfeita com suas descobertas e consegue enxergar o que viveu como algo que aconteceu apenas na sua imaginação, como parte do seu processo de aprendizagem e crescimento. 

0 comentários:

Postar um comentário