domingo, 15 de junho de 2014

Resenha A incrível fuga da cebola

Título: A incrível fuga da cebola
Autora: Sara Fanelli
Editora: Ática

Este livro é indicado para quem:
- Quem gosta de livros infantis;
- Quem gosta de filosofia;
- Quem tem bom humor.

Resumo:


Essa é a história de uma cebola esperta e animada, que tem um único medo na vida: a grande fritura. Ao longo das páginas, o leitor pode ajudar essa pobre cebola a escapar da frigideira, por meio de questionamentos filosóficos e ações que a cebola pede para o leitor cumprir. 

Resenha:

Este livro não deve ser enxergado apenas como um livro, mas como uma peça artística. Sara Finelli, além de escritora e ilustradora, é também uma designer, que expõe na galeria de arte moderna mais importante do Reino Unido: Tate Modern. Dito isso, vamos ao livro. 
De início pode parecer que a história da fuga de uma cebola é uma coisa boba, mas é só quando lemos de fato o livro que podemos perceber a profundidade dos questionamentos que a autora propõe. 
Não apenas quem é você e quantos anos tem, mas: Quantos anos você sente que tem? O que é real? O que são lembranças? O que é a felicidade e a verdade?  O que é ser bom ou mau? O tempo é relativo?
Logo de cara, pede para que o leitor reflita e responda as questões pensando naquilo que sabe e não nas coisas que teve que ouvir. Cada reflexão e questionamento respondido permite que o leitor vá destacando pouco a pouco a cebola das páginas, até que, por fim, ela possa "escapar" da frigideira e do livro completamente. 
Este é muito mais do que um livro para "destacar" com "abas engraçadas", é uma lição de que até o mais simples dos seres, usando sua esperteza e criatividade, pode escapar do que o destino lhe impôs. 
É um grito para que possamos aprender a nos avaliar profundamente, destacando cada camada que nos cobre e prende. É um grito de liberdade. 




0 comentários:

Postar um comentário