domingo, 20 de julho de 2014

Resenha Promessa é promessa


Título: Promessa é promessa
Autora: Eve Tharlet
Ilustrações: Knister
Editora: Hedra Educação

Resumo:

Bruno é uma marmota que acaba de acordar do seu período de hibernação quando encontra uma linda flor: um dente-de-leão. Durante toda a primavera os dois brincam e se divertem juntos, até que o amigo pede um estranho favor a Bruno, prometendo-lhe que tudo ficará bem.

Resenha:

A marmota Bruno, após acordar de sua hibernação, sai para desfrutar das belezas da primavera e se depara com a linda flor Dente-de-leão. Logo eles iniciam uma amizade e Bruno se vê sempre encantado com as mudanças físicas do amigo, até que um dia, após umas dessas mudanças, Dente-de-leão lhe pede um favor e lhe faz uma promessa. Claro que Bruno concorda e, mesmo ficando assustado com o que acontece depois, nunca deixa de confiar nas palavras do amigo.  
Este é um lindo conto sobre a importância de confiar no outro, mas, também, trata sobre a passagem das estações e, portanto, a passagem do tempo e como não devemos deixar que isso afete as promessas que fazemos e as coisas que dizemos ao longo da vida. Mais do que a valorização da amizade e da confiança, o que fica latente, principalmente no final, é a transformação da dor (causada pela ausência) em aceitação pelo curso natural da vida. As estações parecem simbolizar as fases da vida humana, com todas as suas dores, surpresas e alegrias representadas pelas delicadas ilustrações de Knister.
Uma coisa bacana de observar é que a marmota Bruno representa fielmente uma  criança, especialmente pelo paninho que o acompanha em todas as suas aventuras, como que para lhe trazer segurança em todas as suas ações.


Pg. 15

- Você confia em mim? – perguntou Dente-de-leão.
- Claro que sim. – respondeu Bruno, um pouco surpreso.
- Aconteça o que acontecer? – Dente-de-leão queria ter certeza.

- Aconteça o que acontecer. – Bruno confirmou. 

0 comentários:

Postar um comentário